E.E. PAULO DELÍCIO, em ÁGUAS DE STª BÁRBARA, 
apresenta o PROJETO AFRICANIDADES - ERER
Data do evento: 19/08/2016

O Projeto Africanidades foi executado pelas disciplinas de História  – Profª Ivana e  Língua Portuguesa – Profª Song, com os alunos do 3º ano médio. Havendo estreito diálogo com a disciplina de Arte, é necessário apontar os conteúdos artísticos abordados no excelente trabalho.
Foram exploradas todas as Linguagens Artísticas – território básico e inicial do currículo de Arte :
- Dança e Teatro (arte cênica) : habilmente desenvolvidos nos números musicais, dança e representação dramática do poema Navio Negreiro, de Castro Alves. Coreografia : os alunos apresentaram coreografias marroquinas, egípcias, hip-hop, pop, merengue e típicas africanas (kuduru – Angola).  
Danças típicas
                                
- Música : repertório selecionado de alto nível, resgatando desde clássicos da MPB, como músicas típicas modernas dos países selecionados – Marrocos, Egito, Colômbia, Região Caribenha, Espanha, Portugal ; apresentação de canto coral ; execução de arranjos ao vivo – protagonizando os alunos músicos, que dividiram produção e execução com a Profª Song:
       

- Artes Visuais : cenografia – a quadra de esportes foi transformada no grande palco da apresentação, com esculturas, máscaras inspiradas na cultura africana, bandeiras de cada País africano e decoração natural de folhagens (referência a land-art). Figurino : os alunos pesquisaram a diversidade da cultura africana e suas manifestações artísticas, apresentando trajes típicos de cada ritmo (dança, música). 

Esculturas Africanas estilizadas, feitas com 
canutilhos de jornal, tecidos, tintas, arame e outros.

O aluno Matias, do 3º ano médio, contribuiu com sua habilidade artística ao produzir um Mural com temática da savana africana. Trabalhando com guache escolar, Matias demonstra talento e futuro promissor nas Artes Visuais.
                                     
                                                                                                                 Matias, jovem talento da U.E. Paulo Delício

Matias e esta Pcnp!
 
                                                                                                                             Matias, Profª Ivana e Márcio - Analista Sócio Cultural 
Um dos pontos altos do evento foi a interpretação em canto-coral da música Tributo a Martin Luther King, composta por Ronaldo Bôscoli e Wilson Simonal, gravada por este em 1967.  Ouça o original:
Destaco a escolha pela interpretação ao vivo nos números musicais – canto e arranjos, responsável por muitos momentos de emoção.
O Projeto Africanidade trás elementos e modalidades artísticas que auxiliam, embasam, contribuem e aproximam os alunos da disciplina Arte, demonstrando a importância da inter e multidisciplinaridade na aplicação do Cúrrículo Oficial. 
Parabéns à toda Equipe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA BUSCA ATIVA