ARTE


ATPC DER de ARTE - 01.09.2021


Tema: O uso de Metodologias Ativas nas

Práticas de Ensino Híbrido e Revezamento 

entre Presencial e Remoto







Metodologias ativas: 

conceitos e principais características


Conceito:

Existem muitas definições sobre o que são metodologias ativas, mas todas enfatizam o papel ativo exercido pelo aprendiz nas escolhas e ritmo do seu processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao professor o papel de facilitador, orientador, consultor ou mediador desse processo, ou seja, diminui-se o protagonismo do professor como único responsável pelo processo de ensino e confere este ao aprendiz.¹


²



















Como efetivar as Metodologias Ativas?

- o educador deve estar preparado para modificar suas concepções de ensino e aprendizagem;

- abertura para novas formas de interação com o conhecimento;

- encontrar soluções inovadoras das atividades;

- conscientizar-se que partes dos conteúdos sejam suficientes para atingir o objetivo (Mapeamento das Habilidades Relevantes).


É possível utilizar metodologias ativas sem o uso das TDICs?

Sim! Exemplo: testes rápidos com o uso de cartões coloridos ou os dedos das mãos (Quiz Kahoot).


Aula síncrona: sem o uso das TDICs, (necessariamente) em sincronia on.

Aula assíncrona: sem o uso das TDICs, necessariamente (exemplo acima) e sem estar on.






















Exemplo de Plano de Aula:










Referências: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA BUSCA ATIVA