ARTE
Tema: O uso de Metodologias Ativas nas
Práticas de Ensino Híbrido e Revezamento
entre Presencial e Remoto
Metodologias ativas:
conceitos e principais características
Conceito:
Existem muitas definições sobre o que são metodologias ativas, mas todas enfatizam o papel ativo exercido pelo aprendiz nas escolhas e ritmo do seu processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao professor o papel de facilitador, orientador, consultor ou mediador desse processo, ou seja, diminui-se o protagonismo do professor como único responsável pelo processo de ensino e confere este ao aprendiz.¹
- o educador deve estar preparado para modificar suas concepções de ensino e aprendizagem;
- abertura para novas formas de interação com o conhecimento;
- encontrar soluções inovadoras das atividades;
- conscientizar-se que partes dos conteúdos sejam suficientes para atingir o objetivo (Mapeamento das Habilidades Relevantes).
É possível utilizar metodologias ativas sem o uso das TDICs?
Sim! Exemplo: testes rápidos com o uso de cartões coloridos ou os dedos das mãos (Quiz Kahoot).
Aula síncrona: sem o uso das TDICs, (necessariamente) em sincronia on.
Aula assíncrona: sem o uso das TDICs, necessariamente (exemplo acima) e sem estar on.
Exemplo de Plano de Aula:
Comentários
Postar um comentário